[playht_player width=”100%” height=”90px” voice=”pt-BR_IsabelaV3Voice”]

Mumbai está prestes a se tornar a líder global em novas listagens na bolsa de valores neste ano, com mais ofertas públicas iniciais (IPOs) em suas duas bolsas do que em qualquer centro financeiro na China, segundo reportagem do Nikkei Asia.

O número de IPOs na National Stock Exchange e na Bombay Stock Exchange, ambas em Mumbai, deverá aumentar 45% em relação ao ano anterior, totalizando 209, de acordo com a consultoria global Ernst & Young (EY). Os IPOs devem cair 33%, para 126, em Shenzhen; 36%, para 99, em Xangai; e 19%, para 61%, em Hong Kong.

Boom de ofertas de ações na Índia supera o da China

As bolsas indianas ainda ficam atrás das bolsas chinesas do continente em termos de captação de recursos por meio de IPOs, mas suas novas listagens estão a caminho de arrecadar mais dinheiro este ano do que as de Hong Kong. Isso reflete a força da economia indiana, o impulso do governo por nova infraestrutura e o crescente apetite de seus investidores por ações, segundo analistas.

A Índia está se beneficiando da recuperação lenta da China após o relaxamento das restrições de Covid-19 este ano. O índice acionário de referência da Índia, o Sensex, subiu 10,3% em 2023 até 1º de dezembro, enquanto o índice de referência CSI300 da China caiu 10,4% e o Hang Seng, de Hong Kong, perdeu 16,5%…. leia mais em Valor Investe 04/12/2023