Setores que lideraram o crescimento da quantidade dos negócios nos últimos anos jogaram a toalha no 1ºT23. De extremamente audaciosos e confiantes para uma postura mais discreta e cautelosa. Comparando os volumes das transações por setor, no primeiro trimestre de 2023, com igual período de 2022,  verifica-se uma grande reviravolta.

De acordo com o relatório do mês de março/2023, do Portal Fusões & Aquisições, no 1ºT2023, foram realizadas 332 operações, num montante de investimento de R$ 27,3 bilhões. Representa uma queda 24,2% no volume e redução de 73,9% no valor, em relação ao mesmo período do ano passado. Mesmo diante das incertezas macroeconômicas, das  taxas de juros e inflação elevados, alguns setores demonstraram grande apetite.

Comparando os desempenho dos 5 setores de maior crescimento, com os 5 setores de maior queda no primeiro trimestre de 2023 em relação a 2022, constata-se que os tradicionais setores campeões de desempenho em volume de  M&A, como Tecnologia da Informação, Instituições Financeiras e Companhias Energéticas passaram para os últimos lugares.

Alguns setores intermediários, de apetite de M&A mais moderado, mantiveram sua performance histórica e passaram a liderar o volume de transações, como são os casos de Alimentos e Bebidas, Transportes, Produtos Químicos e Petroquímicos, Serviços para Empresas e Educação.

M&A Confiantes x Cautelosos

O segundo trimestre será a grande reviravolta? Até agora, os mercados estão com um início difícil em abril. Vamos ver… Por Ruy Moura.. Leia mais em Acontece em M&A no Portal de Fusões & Aquisições 17/04/2023