IA, cloud e automação garantem eficiência, agilidade e segurança para quem opera em um mercado de alta competitividade

O setor financeiro e o da tecnologia se integram cada vez mais, a ponto de não podermos mais dissociá-los. Na era open banking, soluções digitalizam processos por mais eficiência, além de fortalecer a blindagem de operações altamente descentralizadas. Da mesma forma, a experiência do cliente promete dar um salto inédito.

Estudo da consultoria Gartner, feito globalmente com 167 organizações, revelou a intenção generalizada do setor de investir em tecnologia ao longo dos próximos três anos. O planejamento integrado de recursos empresariais em nuvem (ERP), a análise avançada de dados, o armazenamento em cloud e a automação lideram investimentos.

Em paralelo, inteligência artificial (IA) e blockchain surgem como tendências ascendentes.

As soluções em nuvem, não só para o acesso à distância, mas associadas a bots de autoatendimento, conexão robusta e acelerado fluxo de trabalho, resultam em maior produtividade e possibilitam novos negócios. A IA é inclusive a aposta para garantir que o tempo de espera por atendimento seja mínimo.

No CIAB Febraban 2021, o CEO da Embratel, José Formoso, apontou como outra evolução tecnológica, o 5G, também trará grandes oportunidades. “(Até agora) os serviços tinham uma plataforma que era igual para todos, em termos de velocidade e performance. O 5G é uma plataforma revolucionária porque isso agora pode ser personalizado para cada indústria”,.. Leia mais em valoreconomico 29/06/2021