Para consolidar um mercado extremamente pulverizado no Brasil, a Fortbras acaba de anunciar sua 5ª aquisição desde a chegada em 2016 do fundo de private equity (que compra participação em empresas) Advent. Dessa vez, comprou a goiana Jaicar Autopeças. O passo garantirá à empresa a entrada em dois novos Estados, Goiás e Tocantins, e atingir uma rede nacional com 180 lojas. O valor da transação não foi revelado, mas a Fortbras já desembolsou R$ 1,3 bilhão em aquisições desde o investimento do fundo norte-americano.

“Temos escala para fazer mais do que uma aquisição por ano, como temos feito”, comenta o sócio do Advent, Wilson Rosa. O executivo frisa que o olhar do fundo está em marcas regionais fortes e que a estratégia de consolidação seguirá vigente, mas também apoiado na inauguração de novas unidades das marcas que já estão sob o guarda-chuva da Fortbras. Apenas no ano passado, por exemplo, foram 24 aberturas.

Leia também demais posts relacionados a Autopeças no Portal Fusões & Aquisições.

O racional por trás do negócio está na consolidação de um mercado que movimenta cerca de R$ 100 bilhões por ano no Brasil e que deve crescer entre 6% e 7% até 2023, segundo pesquisa da McKinsey a pedido do Sindipeças, entidade que representa o setor. Conforme o levantamento, o crescimento desse mercado está sustentado basicamente no envelhecimento da frota do País, o que vai exigir mais serviços de manutenção.

A Fortbras, uma das maiores do mercado de reposição de autopeças, possui apenas uma participação de mercado de 0,5% do setor, considerando o número de lojas. Se a métrica for … leia mais em Estadão 23/02/2022