Ainda capitalizada com boa parte dos aportes de R$ 120 milhões levantados nos últimos dois anos, a startup de educação Galena mudou o direcionamento do seu negócio diante do aumento do desemprego. E, para entrar num novo mercado adquiriu da Arco Educação outra startup, a Edupass, que é um marketplace com 150 mil cursos e 220 mil funcionários de diferente empresas cadastrados.

A Galena iniciou suas operações, no fim de 2020, capacitando jovens egressos de escolas públicas para o mercado de trabalho. Empresas parceiras contratavam os alunos que passavam por um programa de capacitação de 660 horas, carga horária semelhante a de um curso técnico. No entanto, com o acirramento da crise econômica, as empresas reduziram as contratações desses jovens.

Nessa nova fase, a Galena está capacitando quem já está no mercado de trabalho. “Há hoje um discurso frequente de que os profissionais precisam investir constantemente em suas carreiras, o chamado ‘lifelong learning’. Mas a maioria não sabe por qual trilha seguir, quais cursos fazer e as tendências de mercado”, disse Guilherme Luz, CEO e um dos fundadores da Galena.

Galena muda rota e compra startup da Arco
Freepik

“Há uma variedade imensa de cursos e conteúdos disponíveis, mas a verdade é que é difícil escolher. O RH não consegue fazer esse trabalho. Com uma mentoria nossa e ajuda da inteligência artificial, vamos ajudar esses profissionais a encontrar o que mais se adequa ao seu perfil”, acrescentou Lygia Vidigal, diretora de operações, co-fundadora da Galena.

A Edupass tem em sua plataforma 150 mil cursos de graduação, especialização e livres ofertados com descontos ou sem custo para uma base de 220 mil funcionários de empresas como… leia mais em Valor Econômico 21/05/2023