No mês de setembro de 2023, o Portal publicou 523 noticias abordando os principais assuntos de M&A. Foram selecionadas 161 postagens no contexto de Humores & Rumores, sendo 69 menções de intenções de Compra, 38 de Venda, 17 Fundos de Investimentos e 37 vinculadas à Ofertas de Ações. Compiladas a partir de notícias consideradas confiáveis e de boa-fé publicadas pela imprensa ou pela empresa e divulgadas no “estado” pelo PORTAL FUSÕES & AQUISIÇÕES.

O “mapa de calor” das notícias do mês estava assim distribuído:

  • 42,9% o maior volume de menções está vinculado à intenções de Compra;
  • 23,6% das menções estão vinculadas à Venda;
  • 23,0% relacionadas à Ofertas de Ações que apresentou crescimento em relação ao mês anterior;
  • 10,6% Fundos de Investimentos.

“DINÂMICA DOS HUMORES & RUMORES”

No gráfico interativo pode-se verificar a evolução das expectativas em termos do humor do mercado em função da influência das variáveis macroeconômicas.
Permite a visualização tanto por Scores como por Ranks. E em ambos pode-se selecionar uma ou mais variáveis das Expectativas para serem acompanhadas. Assista a evolução na imagem abaixo.DINÂMICA DOS HUMORES & RUMORES SET23

OPORTUNIDADES x AMEAÇAS

Com a classificação do sentimento da notícia procura-se identificar as postagens monitoradas em três categorias diferentes: Oportunidade – Neutra – Ameaça. O modelo tem como proposta compreender o teor dos conteúdos sob a perspectiva positiva ou negativa e assim intuir o sentimento do mercado.

No mês de setembro

  • 76,4% foram consideradas Oportunidades ( 123 posts) liderando as menções
  • 17,4% Neutras (28 posts)
  • 6,2% Ameaças (10 posts)

SETORES EM EVIDÊNCIA

E o “clima” do mercado no mês de setembro/23 em relação às suas expectativas e tendências de Fusões e Aquisições, pode ser retratado a partir da representatividade dos setores com maior evidência, além dos destaques nos “Insights as a Service” e “Máquinas de Aquisições”.

SETORES EM EVIDÊNCIA set23

Em evidência estão 9 setores dentre os 24 mapeados neste mês, e responderam por 51,2% das noticias monitoradas: TI; Companhias Energéticas; , Lojas de Varejo; Alimentos e Bebidas, Instituições Financeiras, Petróleo e Gás; , Imobiliário; Produtos Químicos e Petroquímicos; Telecomunicações e Mídia;

NOTÍCIAS MAIS LIDAS NO MÊS DE SETEMBRO/2023

  1. Ronaldo Fenômeno pega todos de surpresa e decide vender seu clube por R$ 520 milhões 37.615 visualizões – 
  2. Dona da Amil põe à venda operadora e hospitais
  3. A dificuldade da dona da Amil para vender seus ativos 

“INSIGHTS AS A SERVICE REPORT”

Dos posts selecionados como Insights semanais, destacamos um de cada uma das semana e consideramos como os Insights do mês de setembro/23:

  • Potencial de fluxo estrangeiro ainda não chegou ao país, diz Morgan Stanley – O investidor estrangeiro aumentou a atenção em relação ao Brasil, mas o potencial de fluxo de recursos ainda não se direcionou para cá, avalia o presidente do Morgan Stanley no país, Alessandro Zema.
  • CEO do Barclays vê primeiros sinais de recuperação em bancos de investimento – Os investidores estão cheios de dinheiro e os preços dos ativos caíram para níveis mais aceitáveis, segundo C.S. Venkatakrishnan. O Barclays PLC vê sinais de uma recuperação nas fusões e aquisições e de um degelo nos mercados de capitais acionários – uma reviravolta bem-vinda depois que uma queda persistente.
  • Os grandes M&A’s voltaram. Mas o melhor ainda está por vir – A segunda metade deste ano mostra um novo perfil para o ambiente de fusões e aquisições de empresas (“M&A”) no Brasil.
  • IPOs nos EUA abrem caminho para retomada de ofertas no Brasil – Depois de um agosto e setembro mais fracos que o previsto para ofertas subsequentes de ações (“follow-ons”) no mercado brasileiro, fruto do aumento de volatilidade e da saída de recursos de estrangeiros da bolsa, os bancos de investimento que atuam no Brasil têm direcionado o olhar para os Estados Unidos.
  • “Seca de IPOs” pode animar a Bolsa brasileira em um cenário de queda de juros? Morgan Stanley aponta que sim – Seca de aberturas de capital pode ser um bom sinal para o mercado brasileiro? De acordo com o Morgan Stanley, com base em análise de mais de vinte anos do mercado acionário brasileiro, sim.

“MÁQUINA DE AQUISIÇÕES NO RADAR”

Ao longo do mês de setembro várias empresas foram citadas com notoriedade em relação à sua atuação como “Compradoras seriais”.

Aqua Capital Avert Desktop
Fcamara Grupo Farmácia Artesanal Marfrig
Nelson Tanure Neoenergia Oncolínicas
Pátria Serasa Stefanini
Vamos Vibra Weg

 

RUMORES DE MEGADEALS

A turbulência econômica tanto no Brasil como no Exterior afetou significativamente as fusões e aquisições envolvendo “megadeals”. As transações de porte acima de R$ 1,0 bilhão tiveram a maior redução tanto em volume como em investimentos nos últimos dois anos. Nos primeiros nove meses de 2023 foram identificados 54 “megadeals”, distribuídos em 21 setores, liderados pelos segmentos de Companhias Energéticas (9 transações) , Hospitais e Lab.Análises Clínicas Saúde (6 transações). E o maior negocio foi realizado pelo setor de Mineração. Em setembro foram realizados 6 megadeals.

E o mercado perdeu o ímpeto de noticias a respeito de megadeals, e muitas têm sido requentadas. Tivemos destaques para notícias relacionadas à negociações em andamento envolvendo a possibilidade das empresas realizarem até 4 megadeals, de 4 setores.

Leia mais nos relatórios semanais de Humores & Rumores

CLIQUE AQUI e assine nossa Newsletter.

Todas as postagens mencionadas foram publicadas no Portal Fusões & Aquisições

QUEM, O QUÊ, QUANDO, QUANTO, COMO e POR QUÊ

A pesquisa HUMORES & RUMORES tem o propósito de captar o “clima” sobre os negócios de Fusões e Aquisições bem como analisar suas principais tendências . Trata-se da compilacão das notícias visando tornar mais acessíveis e conhecidas as transações de fusão, aquisição e venda realizados entre empresas com atuação no Brasil. Todas as informações sobre as operações citadas no presente relatório são obtidas a partir de notícias consideradas confiáveis e de boa-fé publicadas pela imprensa ou pela empresa e divulgadas no “estado” pelo PORTAL FUSÕES & AQUISIÇÕES, não sendo feita qualquer verificação quanto à sua veracidade, precisão ou integridade do conteúdo. Nos esforçamos para fornecer informações e análise de dados atualizados sobre as mudanças que estão ocorrendo nos mercados para ajudar os nossos leitores a entender e aplicar no desenvolvimento dos seus projetos de fusões e aquisições e se antecipar o que vem pela frente. Muitas vezes a notícia não é clara ou detalhada a respeito dos dados das transações. É bem-vinda toda e qualquer contribuição para tornar as informações mais precisas e transparentes. Caso o conteúdo estiver em desacordo, nos contate que estaremos corrigindo ou mesmo retirando a respectiva informação. PORTAL FUSÕES & AQUISIÇÕES.