O principal índice da bolsa brasileira saltou nesta quarta-feira, diante de forte alta das ações globais e em meio à queda vertiginosa dos preços do petróleo, o que aliviou temores com inflação e atividade econômica.

Os setores financeiro e de viagens e turismo estiveram entre os destaques de alta, enquanto a mineradora Vale e petrolíferas ficaram na ponta contrária.

O Ibovespa subiu 2,43%, a 113.900,34 pontos, maior ganho percentual diário desde 2 de dezembro e a primeira alta em uma semana. O volume financeiro da sessão foi de 36,2 bilhões de reais.

O petróleo registrou a maior queda diária desde abril de 2020, após os Emirados Árabes Unidos dizerem que apoiarão uma elevação da oferta da commodity no mercado, após a disparada dos preços pelas sanções à Rússia.

A notícia de que a Ucrânia estaria disposta a discutir uma importante demanda da Rússia, além de um movimento de correção, após severas perdas recentes, também impactaram positivamente os mercados globais de ações.
Ibovespa dispara com exterior

Os principais índices dos EUA subiram entre 2% e 3,6%, enquanto na Europa o índice pan-europeu STOXX 600 avançou 4,7%, a melhor sessão em dois anos, e o alemão DAX disparou 7,9%.

O Ibovespa surfou esse movimento, mas com a queda de commodities limitando os ganhos e certa cautela na cena doméstica, diante da indefinição sobre medidas a serem tomadas pelo governo para segurar a alta dos preços dos combustíveis…. leia mais em Isto é Dinheiro 09/03/2022