O tiro de partida para o grupo de candidatos a ofertas públicas iniciais (IPOs, na sigla em inglês) dos EUA em 2024 foi disparado.

A BrightSpring Health Services Inc., apoiada pela KKR & Co., e a Amer Sports Inc., fabricante das raquetes de tênis Wilson, entraram com pedido na semana passada para seus IPOs, ambos com estimativas de arrecadar pelo menos US$ 1 bilhão. Agora, todos os olhares estarão voltados para o nível de apoio que os potenciais emitentes receberão da Reserva Federal (Fed, o banco central dos EUA) – e se os mercados estáveis ​​podem ajudar uma pequena quantidade de registros a transformar-se numa onda.

Para os banqueiros e investidores, a decisão da Fed sobre o ritmo dos cortes nas taxas de juros é uma prioridade, tal como o dinamismo dos mercados acionários depois de o S&P 500 ter marcado a sua mais longa série semanal de ganhos em quase 20 anos. Mas algo tem que acontecer, de acordo com observadores do setor, depois de dois anos de escassez de ofertas. O mercado de listagens globais está para sair do pior ano desde 2012, com as estreias nos EUA a entregarem um duodécimo do dinheiro angariado no ano marcante de 2021, de acordo com cálculos da Bloomberg.

Investidores de IPOs esperam que Fed esteja pronto para reinício da festa
Freepik

“A recuperação do mercado de IPOs ainda é um pouco tênue”, disse Avery Spear, analista sênior de dados da Renaissance Capital. “Quaisquer desenvolvimentos na turbulência geopolítica ou por parte do Fed podem impactar o fluxo de negócios, mas parece que os investidores estão mais acostumados a resistir a esses eventos do que estavam no final de 2021.”

O acúmulo de possíveis empresas públicas, juntamente com os mercados de ações negociando a apenas 2% das máximos históricas, provavelmente levará mais empresas a solicitar IPOs nas próximas semanas.

Reddit Inc., Shein e General Atlantic estão entre as muitas empresas que estão se preparando para IPOs ainda este ano. … leia mais em Valor Econômico 08/01/2024