KPS Capital Partners, LP (“KPS”) anunciou hoje que celebrou um contrato de compra definitivo com a Tate & Lyle PLC (LSE: TATE.L, “Tate & Lyle”) para adquirir a participação acionária restante da Tate & Lyle de 49,7% na Primary Products Investments LLC (“Primient” ou a “Empresa”) por US$ 350 milhões. A conclusão da transação está prevista para o final de julho de 2024 e está sujeita às condições habituais de fechamento e aprovações.

Primient é um produtor líder de alimentos e ingredientes industriais feitos a partir de recursos renováveis ​​à base de plantas. Fundada em 1906 como A.E. Staley Manufacturing Co., a Primient tem uma história de mais de 100 anos na produção de produtos derivados de milho nos Estados Unidos. A Empresa produz produtos derivados de milho que são usados ​​em uma ampla variedade de aplicações, incluindo bebidas carbonatadas, produtos de confeitaria, aplicações de embalagens e ração animal para algumas das marcas de alimentos e bebidas mais reconhecidas do mundo.

A Primient emprega aproximadamente 1.800 pessoas em seis fábricas nos Estados Unidos e no Brasil.

Em abril de 2022, a KPS adquiriu o controle acionário da Primient, negócio de produtos primários da Tate & Lyle na América do Norte e na América Latina. Em conexão com a transação, a Primient e a Tate & Lyle celebraram acordos de longo prazo para fornecer segurança de fornecimento aos negócios retidos da Primient e da Tate & Lyle.

Michael Psaros, cofundador e sócio-gerente da KPS, disse: “O desempenho da Primient excedeu nossas expectativas e este segundo investimento representa o compromisso contínuo da KPS com a Primient, seus clientes e funcionários. Sob nossa propriedade, a Primient continuará a modernizar suas operações, apoiando iniciativas de crescimento e práticas de sustentabilidade líderes do setor. Pretendemos fazer mais investimentos estratégicos para fortalecer o papel da Primient na indústria de moagem úmida de milho e na bioeconomia mais ampla.”

Jim Stutelberg, CEO da Primient, disse: “Estamos entusiasmados com o futuro da Primient e em fortalecer nossa parceria com a KPS. Desde que a KPS adquiriu a Primient, estou extremamente orgulhoso do enorme progresso que fizemos nas nossas prioridades de fornecer produtos e serviços de alta qualidade aos nossos clientes e criar um local de trabalho mais seguro para os nossos funcionários. Nos últimos dois anos, trabalhamos extensivamente com a KPS para desenvolver e executar nossa estratégia de modernização e crescimento para capacitar a Primient a atender às necessidades dos clientes hoje e no futuro. Com o forte apoio da KPS, estamos executando mais de US$ 700 milhões em investimentos de capital nos próximos cinco anos para garantir a mais alta qualidade e a produção mais confiável do setor nas próximas décadas. Acreditamos que a escala dos nossos investimentos planeados é incomparável na nossa indústria e posicionará a Primient para ganhar novas oportunidades para servir a bioeconomia. Além dos investimentos, a Primient continua a destacar-se na indústria de moagem húmida de milho como a única moagem húmida de milho a eliminar completamente o carvão, tendo feito a transição de todas as instalações para fontes de energia mais sustentáveis ​​e permitindo à Primient cumprir os seus ambiciosos compromissos de sustentabilidade. ”… leia mais em KPS Capital Partners 23/05/2024