A empresa de investimento europeia Permira iniciou o processo de venda da sua participação de 50% no fornecedor asiático de alimentos aquáticos Grobest, visando uma avaliação de cerca de bilhões de dólares para a empresa sediada em Taiwan, disseram três fontes próximas do assunto.

A Permira, que administra cerca de 80 bilhões de euros (85,28 bilhões de dólares) em ativos globais sob fundos de private equity e crédito, contratou o Morgan Stanley para conduzir o processo, esperando propostas não vinculativas até o final da primeira semana de maio, disse uma das fontes. e uma quarta pessoa disse.

Uma empresa apoiada por fundos Permira adquiriu uma participação de 50% na Grobest em 2018 por um valor não revelado. Uma das fontes disse que a participação custou à Permira cerca de US$ 400 milhões.

Um grupo de acionistas liderado pelo CEO e presidente da Grobest detém os 50% restantes e poderia estar aberto a vender sua participação na venda, o que resultaria no controle da empresa pelo comprador, disseram duas das fontes, que não quiseram ser identificadas porque o informações são confidenciais.

A Grobest não divulga seu desempenho financeiro em seu site, mas sua receita anual esperada é de cerca de US$ 1 bilhão, disse uma das fontes.

A Permira, com sede em Londres, e o Morgan Stanley não quiseram comentar. Grobest não respondeu imediatamente a um pedido de comentário da Reuters.

Fundada em Taiwan em 1974, a Grobest concentra-se na pesquisa e desenvolvimento de produtos alimentares naturais e isentos de antibióticos para uma aquicultura sustentável e amiga do ambiente.

A empresa tem agora mais de 3.000 funcionários, com escritórios e operações na China, Índia, Indonésia, Malásia, Filipinas, Taiwan, Tailândia e Vietname, afirma o seu website.

A Permira investe na Ásia há 19 anos, tendo mobilizado mais de 4,5 mil milhões de dólares na região. Além da Grobest, seus investimentos atuais na Ásia incluem a maior empresa de serviços de diagnóstico por imagem da Austrália, I-MED, e a empresa de peças e serviços de aeronaves com sede em Hong Kong, Topcast, mostrou seu site… leia mais em MSN 22/04/2024