Pedro Mesquita abre gestora Exa e pode ter XP de sócia
Depois de liderar o principal período de incursão da XP Investimentos em ofertas de ações voltadas ao varejo e colocar o esporte nas estratégias do banco de investimento, Pedro Mesquita acaba de abrir sua própria gestora. A Exa Capital, referência a “excelência em alocação”, já ocupa o espaço que foi da Gávea no Itaim Bibi, com uma equipe de 10 pessoas e outros dois sócios-executivos.
Mesquita, que foi chefe do IB da XP, pode ter a antiga casa como acionista minoritária, apurou o Pipeline. O acordo está em amarrações finais para que a empresa tenha opção de compra de participação. Ele não comenta sobre a estrutura societária (a XP também não comentou), mas fala sobre a atuação da nova casa.
“O sonho grande é ser uma gestora brasileira relevante de alternativos. Brinco aqui que vamos ser a Blackstone brasileira porque tem muito projeto, muito negócio bom que precisa de sócio, que precisa de capital, e que o mercado ainda não supre”, diz o CEO e fundador da Exa.
A casa tem meta ambiciosa para um mercado que anda mais restritivo em captações, o que torna a escolha dos ativos e distribuição ainda mais determinantes. A Exa quer chegar a R$ 5 bilhões sob gestão em dois anos.
Engajado nos projetos de SAF como assessor financeiro e atualmente membro do conselho consultivo do Cruzeiro, Mesquita já fez o primeiro negócio da Exa no futebol. Com um fundo family & friends, a Exa é uma das investidores da Liga Forte União – com um percentual da participação que cabia à gestora LCP, assim como fez a XP por meio de um veículo de varejo e como fez a General Atlantic por veículo próprio.
“Vai ser uma linha de negócios importante mas não a única. Nessa vertical, vamos olhar não só esportes como também entretenimento, com grandes eventos, arenas e operações também internacionais relacionadas a clubes”, diz Mesquita, que engajava seus clientes do banco em idas ao Super Bowl e paddocks do GP mundo afora. “Vamos trabalhar com duas frentes aqui, umas institucional forte e outra varejo, com produtos com diferentes níveis de risco. No agro, por exemplo, vamos começar com Fiagro,… leia mais em Pipeline 03/04/2024