A Coelce (Enel Ceará), controlada pela Enel, informou que seus acionistas controladores suspenderam temporariamente os procedimentos de análise e prospecção para venda da companhia.

Em agosto, o Valor publicou que o processo de venda da Coelce pela Enel havia desandado após estarem em fase avançada de negociação.

Segundo o texto, o acordo esbarrou nas discussões sobre a forma de pagamento pelo ativo. Além disso, a concessão da distribuidora cearense vence em 2028 e depende de trâmites regulatórios que ainda estão na mesa.

O negócio é avaliado em R$ 8 bilhões. Se fechado, teria potencial para ser uma das maiores transações do ano.

Enel suspende temporariamente estudos para venda da Coelce

No processo estavam CPFL e também Equatorial, que chegaram a fazer propostas pelo ativo, conforme informou o Valor em maio.

Nos trâmites finais, no entanto, o acordado era de que parte do pagamento seria dado na renovação da concessão, o que deixou uma dúvida no fechamento do negócio, conforme fontes.

Em maio, a Equatorial informou que não comentaria sobre possibilidades específicas de negócios e CPFL disse à Comissão de Valores Mobiliários (CVM) que não havia acordo vinculante ou não vinculante com a Coelce.

A renovação da concessão, explicou uma fonte, deveria ser solucionada em um prazo de .. leia mais em Valor econômico 22/11/2023