Alluni, Software house de Gestão de Seguros, anunciou um novo Portal para gestão das redes de agentes dos mediadores e corretores de seguros. O Portal do Agente agora lançado, é uma plataforma integrada nativamente com o ERP de gestão de Seguros lluni Seg, conectado hoje a 10 seguradoras por webservice, ao Portal de Cliente lluni e implementado em mais de 380 mediadores em Portugal e Angola que representam mais de 500 Milhões euros de carteira de seguros, afirma a lluni, que tem Leandro Fernandes como CEO.

A lluni indica que O Portal do Agente é “mais uma ferramenta essencial a integrar o ecossistema digital lluni que sustenta todos os intervenientes na distribuição de seguros: Seguradora – Mediador – Agente – Cliente”.

Esta melhoria, segundo a empresa, resultou da identificação desta necessidade, pelo CEO Leandro Fernandes, através da auscultação de vários agentes económicos do setor. Nesse processo o CEO identificou potenciais constrangimentos que limitam a adequada resposta às exigências resultantes das inúmeras fusões e aquisições (M&A) que se têm verificado.

lluni lança novo portal preparado para M&A
Unsplash

Mercado em euforia M&A revelou as necessidades

Como fatores que dificultam o movimento de M&A, o CEO notou a Dispersão da informação do negócio, com arquivos locais e/ou não partilhados e por várias plataformas não integradas entre si, muitas vezes com duplicação de tarefas: Ausência de canais estruturados de comunicação com excessivo recurso ao e-mail, papel e pior, a dependência do telefone; Incapacidade de monitorização dos vários atos de gestão e das suas métricas de qualidade; Excessiva dependência dos Gestores de Negócio, com reduzida autonomia dos Agentes; Nuances regulamentares, tais como, RGPD e DDS em matéria de rastreabilidade financeira.

Para Leandro Fernandes a ausência de resposta a estas necessidades podem ser “um fator de bloqueio à escalabilidade do negócio, com reforço sistemático das áreas operacionais para acomodar a exigência das redes de agentes em crescimento, o que naturalmente consome uma parte significativa dos dividendos esperados por essa agregação, diminuindo a rentabilidade da operação, ou até, torná-la deficitária”, afirma.

Por outro lado, sublinha a lluni, produz “uma resposta ineficiente às necessidades da rede de agentes quebra a sua expectativa e envolvimento, podendo gerar danos reputacionais às marcas que pretendem seguir estratégias de crescimento por aquisição ou fusão”.

Perante este cenário a lluni apresentou uma solução, que classifica de inovadora, e que integra as várias fases e ciclos operacionais na gestão da rede de Agentes através das inúmeras funcionalidades: Consulta de dados e Análise da carteira; Pedidos de Cotação e gestão de Propostas; Configuração e gestão de Pedidos; Gestão de Sinistros; Acompanhamento de Objetivos; Submissão e descarga de documentos; Alertas de situações em risco; Apresentação de Anúncios e Campanhas; Ligações úteis para gestão de acessos a seguradoras; Conta corrente de comissões cedidas e notificações automáticas.

O Portal do Agente apresenta ainda “uma solução versátil que permite a configuração de perfis de acesso únicos, de forma a adaptar facilmente as funcionalidades disponibilizadas a cada um dos agentes, ou mais ainda, de forma personalizada para cada colaborador do agente”, acrescenta a empresa.

A promoção da interação diretamente com o Gestor do Agente é também um aspeto que a empresa realça bem como a capacidade de aceder e editar informação de CRM útil aos processos de venda e fidelização resultante da relação do tomador com o Agente, conclui a lluni… leia mais em Ecco Seguros 09/11/2023