M&A: três considerações importantes
Brad Jacobs não é estranho ao processo de fusões e aquisições. Durante o curso de sua carreira, ele orquestrou mais de 500 aquisições corporativas. E desde 1989, ele usa o Condado de Fairfield como sede de seus esforços, crescendo a United Waste Systems of Greenwich (agora Waste Management Inc.), a United Rentals of Stamford e a Express-1 Expedited Solutions (agora XPO) de Greenwich através da absorção de outras empresas.
Jacobs, que atualmente é presidente do conselho da XPO, abordou o recente Fórum Econômico de Greenwich sobre o tema de fusões e aquisições, apontando que havia três considerações importantes de uma empresa a serem levadas em conta antes de se comprometer a comprar e fundir com outra empresa.
Primeiro, explicou Jacobs, está tendo uma compreensão do propósito da transação.
“Existe uma boa razão para comprá-lo em primeiro lugar?” ele perguntou: “Você não pode simplesmente fazer M&A por causa de M&A. Eu olho para muitas e muitas ofertas simultaneamente – esse é o meu MO, eu olho. Na XPO Logistics, analisamos 2.000 possibilidades – compramos 18.”
“Existe uma justificativa estratégica convincente para isso?” ele continuou. “Há algo que isso traz para a mesa que não temos? Existe alguma sinergia fantástica nisso? Existe algum ângulo tecnológico para isso? Embora geralmente nossa tecnologia seja melhor do que a tecnologia dos outros caras, de vez em quando temos uma grande tecnologia.”
Em segundo lugar, Jacobs muda seu foco em M&A para o aspecto humano da empresa-alvo.
“Como são as pessoas? Qual é o verdadeiro talento deles aqui?” ele se perguntou, observando como uma força de trabalho extremamente talentosa “pode aumentar a vibração da festa”.
A terceira consideração de Jacobs se concentra nos custos da compra.
“Independentemente de quão grande seja o negócio e quão maravilhoso seja, é um preço que funciona?” ele disse, apontando como “seu balanço não esquece o preço – seu balanço se lembra do preço para sempre”.
Jacobs reconheceu o ambiente atual de taxas de juros elevadas como tendo um impacto no ambiente de M&A.
“Se as taxas de juros forem mais altas e não houver mais dinheiro livre, não haverá mais crescimento sincronizado global, você terá que ser mais disciplinado no preço”, alertou ele, afirmando que sem disciplina financeira “você vai se tornar maior, mas não se tornará mais valioso. Você tem que olhar para o seu custo de capital, seu patrimônio, sua dívida – você tem que olhar para o que está implantando.”
Além da aquisição de empresas, Jacobs acrescentou que estava ansioso para adquirir leitores: seu novo livro, “How to Make a Few Billion Dollars”. “Eu coloquei muitas técnicas no livro que usei ao longo dos anos”, disse ele. “Coisas diferentes que funcionaram para mim – algumas das quais funcionarão para outras e outras não. Mas eu acabei de colocar tudo lá fora na linha.”.. Leia mais em westfaironline. 16/10/2023