O cenário de negócios está em constante evolução e tornou-se mais complexo. Impulsionado pelas forças e tendências do mercado, o estágio de Deals, especificamente as atividades de Fusões e Aquisições (M&A), estão sendo influenciados e impulsionados por essas complexidades. Cada vez mais, as organizações estão considerando o ‘deal-making’ como parte crítica de suas estratégias de crescimento e evolução e uma opção eficiente para obter e expandir capacidades, acompanhar as tendências e desenvolvimentos do mercado, bem como enfrentar desafios complexos.

De acordo com o ‘ Navigating complex M&A’ da KPMG relatório de pesquisa, o valor da transação continua a aumentar, e o conjunto de alvos atraentes está diminuindo em alguns setores. Toda essa mudança exige que os negociadores mantenham um foco inabalável no valor estratégico do negócio, buscando incansavelmente as sinergias e evitando o vazamento de valor com um modelo de execução mais robusto em todo o ciclo do negócio.

De acordo com o relatório, 90% dos executivos pesquisados ​​disseram que os negócios estão se tornando mais complicados, com 70% considerando mais da metade dos negócios que fizeram em 2021 como complexos. Um negócio complexo pode exigir que o comprador saia de sua zona de conforto para entrar em uma nova linha de negócios ou mudar radicalmente seu modelo operacional. Também é provável que envolva complexidades adicionais, como a necessidade de transformação de processos de negócios, intervenção digital ou novas estruturas tributárias.

Camille Geadah, diretora de consultoria de negócios da KPMG no Bahrein, elaborou as conclusões do relatório e disse: “Estamos testemunhando cada vez mais empresas adquirindo novos recursos para responder rapidamente a novos desafios, em vez de construí-los internamente. Por exemplo, várias empresas não tecnológicas estão comprando empresas de tecnologia “em estágio inicial” que ajudam a digitalizar as operações ou a navegar em mercados totalmente novos. Tais aquisições estão forçando um aspecto mais complexo para execução de negócios e integração pós-negócio. No entanto, acredito que os negociadores que desenvolvem e mantêm um foco estratégico maior no valor, ao mesmo tempo em que entendem os 7 principais fatores de complexidade e equilibram sua abordagem às especificidades do negócio, têm melhores chances de alavancar bons negócios e vencer no complexo mercado atual condições.”

complex M&A

Os executivos de fusões e aquisições geralmente assumem mais riscos operacionais e buscam sinergias extraordinárias que aprimoram relacionamentos e parcerias. Eles também devem considerar fatores como gestão de talentos, alguns deles novos e desconhecidos para o modelo de negócios existente, em um mercado de trabalho apertado; além de ser incansável na busca de satisfazer as demandas dos investidores em questões ambientais, sociais e de governança (ESG).

De acordo com o relatório da pesquisa, as empresas podem tomar cinco medidas práticas para melhorar suas chances de sucesso quando realizam uma transação complexa:

Faça do valor estratégico sua ‘estrela do norte’

A recompensa final de negócios complexos geralmente é o valor estratégico – novas oportunidades ou novas formas de fazer negócios que criam valor a longo prazo. Esses negócios transcendem as sinergias tradicionais. Eles também são um sinal de mercado para investidores, clientes, concorrentes e funcionários — uma aposta no terreno que demonstra convicção em uma visão ousada. Os objetivos estratégicos da transação, portanto, devem ser claramente definidos, amplamente apoiados e perseguidos de forma metódica e implacável.

Jogue no ataque para vencer durante a diligência

A diligência não deve ser um exercício de ‘marcar a caixa’ para validar as premissas básicas. É a sua oportunidade de identificar fontes de valor ainda maiores e explorar a arte de ‘o que é possível’ com o gerenciamento de metas. É também uma oportunidade de garantir que sua própria organização esteja claramente alinhada em torno das principais ‘alavancas de valor’.

Início a corrida antes do Primeiro Dia

Negócios complexos exigem uma abordagem diferente para a prontidão do ‘Dia 1’ – uma com maior propósito, intensidade e velocidade. Compradores sofisticados usam a janela ‘assinar para fechar’ para proteger o impulso dos negócios, encontrar e mitigar pontos cegos, continuar buscando vantagens de sinergia ainda maiores e acelerar o planejamento de integração personalizado.

Adote uma estratégia de pessoas

Mais do que nunca, o valor de um alvo está nas capacidades, energia e cultura de seu pessoal. Mercados de trabalho acirrados e em evolução aumentam o risco de perda de talentos e reduzem a probabilidade de encontrar substitutos rapidamente. Para fazer negócios complexos funcionarem, você precisa de uma estratégia de pessoas adequada às realidades de talentos de hoje.

Pense na criação contínua de valor

Os compradores definem as metas de sinergia desde o início, mas não devem parar por aí. Esteja alerta para novas oportunidades que surgem e prepare-se para flexibilizar à medida que os mercados, a liderança e as estratégias evoluem… saiba mais em albawaba 06/11/2022