A InMotion Ventures, braço de investimentos da Jaguar Land Rover, anunciou um investimento de US$ 1,2 milhão, cerca de R$ 6 milhões, na Energy Source, uma startup que oferece soluções para o reparo, reutilização e reciclagem de baterias de lítio. Este é o primeiro investimento da InMotion Ventures no Brasil, que quer alargar o seu foco para além do Reino Unido e dos EUA.

O capital será utilizado para acelerar o crescimento da Energy Source e expandir suas operações, permitindo que eles continuem a atender clientes globais no futuro, como a JLR, a partir de sua planta industrial de 4.500 metros quadrados em São João da Boa Vista.

Igor Murakami, Diretor de Novos Serviços e Inovação Aberta da JLR, comentou o aporte: “Reparar, reutilizar e reciclar baterias de lítio é fundamental para a estratégia Reimagine da JLR, e é por isso que este é um primeiro investimento importante para nós no Brasil. A participação no capital da Energy Source coloca a JLR no caminho para o desenvolvimento de um ecossistema de veículos elétricos de ponta a ponta. David Noronha (CEO da startup) e a equipe estão construindo uma das mais promissoras startups de tecnologia climática da América Latina e estamos entusiasmados por estar envolvidos numa fase tão inicial.”

Energy Source Reparo - cópia
Energy Source Reparo 

Solução da Energy Source, que atraiu a Jaguar Land Rover

A oferta de reparação da startup prolonga o tempo de vida útil das baterias existentes, eliminando a necessidade de os OEM (sigla em inglês para Original Equipment Manufacturer: em tradução livre, fabricante original de equipamentos) substituírem um componente que pode valer até 70% do preço de venda do veículo.

Os sistemas de armazenamento de segunda vida da empresa permitem que os OEM explorem novos fluxos de receitas e oportunidades de redução de energia, tais como estações de carregamento renováveis alimentadas por baterias nas concessionárias, e as suas operações de reciclagem de baterias permitem que os fabricantes recuperem materiais de elevado valor das células gastas, aumentando a circularidade e reduzindo a necessidade de novas atividades de mineração…. leia mais em Startupi 02/02/2024